A FIA impôs uma penalidade ao astro da McLaren e líder do campeonato, Oscar Piastri, após um incidente durante os treinos para o Grande Prêmio do Azerbaijão em Baku.

Piastri foi flagrado por uma suposta violação de bandeira amarela e foi falar com os comissários após o TL2 no Circuito da Cidade de Baku. O piloto da McLaren chega ao fim de semana com uma vantagem de 31 pontos no Campeonato de Pilotos sobre seu companheiro de equipe Lando Norris, mas teve um início de fim de semana tumultuado, com problemas de motor no TL1 e contato com o muro no TL2.

Além disso, o piloto de 24 anos também visitou os comissários na sexta-feira, e a FIA divulgou um comunicado oficial sobre o assunto. Piastri foi acusado de não reduzir a velocidade sob bandeiras amarelas e recebeu uma reprimenda pelo incidente. Os comissários de prova da FIA confirmaram em um comunicado: “Uma bandeira amarela foi exibida na posição 1.2 dos fiscais e uma luz verde foi acesa no painel de luzes 3. Os pilotos foram instruídos a tomar as medidas necessárias em caso de sinal verde, mesmo que a bandeira amarela não tivesse sido mostrada a eles.”

Neste caso, o motorista havia passado pelo Posto 1.2 do Comissário de Polícia quando a bandeira amarela foi hasteada pela primeira vez, mas conseguia ver a luz verde no painel de luz 3. A bandeira amarela foi retirada menos de um segundo depois que a luz verde se tornou visível para o motorista. Portanto, há, tecnicamente, uma violação do regulamento. No entanto, considerando as circunstâncias atenuantes mencionadas, a penalidade imposta é reduzida a uma advertência. Isso é consistente com incidentes semelhantes anteriores.